sábado, 24 de janeiro de 2009

Parawixia bistriata


Esta é uma espécie que tive a oportunidade de encontrar em uma de minhas incursões pelos arredores de Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais.
Parawixia bistriata é uma espécie da família Araneidae, encontrada na América Central, Amazônia, Nordeste e Sudeste do Brasil. Apresenta o distinto comportamento social, com enormes teias orbitais e forrageamento noturno. Refúgio comunal e cooperação de caça são duas características interessantes observadas nessa espécie. Passam grande parte do tempo forrageando, bem como na procura por um hábitat ideal, uma vez que mudam o local do refúgio da colônia constantemente. É comum a ocorrência de fissões e, provavelmente, fusões de colônias, sendo isto atribuído a deficiência na quantidade de recursos e espaço físico.
Quanto ao comportamento de caça individual, é verificada a tendência em desprezar presas de menor porte. Ainda, as presas capturadas e julgadas apropriadas para o consumo são subjugadas no mesmo local e momento, o que diminui a probabilidade de outros indivíduos da colônia se apropriarem de parte do recurso, indicando a existência de uma competição entre os coespecíficos em uma colônia.
A peçonha de Parawixia bistriata tem sido abordada por alguns estudos, os quais demonstraram a existência de uma substância com propriedades protetoras para os neurônios chamada parawixina 1, assim batizada em homenagem a espécie. A ação desta substância se dá pela retirada do excesso de neurotransmissores das células. Os autores afirmam as propriedades desta substância podem ser úteis no avanço de pesquisas sobre tratamentos de doenças do sistema nervoso, como o mal de Alzeimer e a esclerose lateral amiotrófica.

Fontes

Rodrigues, M. C. A. 2003. Efeitos biológicos da peçonha da aranha Parawixia bistriata em ratos: isolamento e caracterização química parcial de uma neurotoxina pró-convulsivante. Tese de doutorado – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Levi, H. W. 1992. Spiders of the orb-weaver genus Parawixia in America (Aranae: araneidae. Bull. Mus. Comp. Zool. Oxford 153(1): 1-46

Gobbi, N., Zucchi, R., Sakagami, S. F. 1979. General behavioral patterns life-cycle of the colonial spider Eriophora bistriata (Araneida: argiopidae) Bolm. Zool. Univ. S. Paulo. São Paulo 4: 65-74.

Fowler, H. G. 1993. Phylogenetic inertia and the limits of evolution of social behavior in spiders. Ciência e Cultura. São Paulo 45(2): 148-150.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

iNaturalista

Bem vindos! A intenção deste blog é expor aspectos da história natural de espécies e ambientes que me deparo em minhas "explorações" em ambientes naturais e também virtuais (daí a idéia do título iNaturalista). Visitantes, sintam-se encorajados a serem correspondentes, enviando comentários e sugestões.